segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por que o céu é azul? Ou não é?



Quando você observa o céu durante à noite, ele é negro, e as estrelas e a Lua formam pontos de luz no escuro.
Então como é que, durante o dia, ele não continua negro, e com o Sol aparecendo apenas como mais um ponto de luz? Por que o céu fica azul claro (ele não é azul) e as estrelas desaparecem durante o dia?

Primeiramente, o Sol é uma fonte de luz extremamente brilhante, e a Lua apenas reflete parte dessa luminosidade.

A luz azul tem uma frequência (ciclos de onda por segundo) que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções, esse processo é chamado de dispersão de Rayleigh, e faz com que a luz se espalhe ao passar através de partículas com diâmetro igual a um décimo do comprimento da onda da luz.
A luz solar é composta de luz de todas as diferentes cores, mas devido aos elementos presentes na nossa atmosfera, a cor azul é espalhada de maneira muito mais eficiente do que as outras.

Conclusão: O céu fica azul devido ao ângulo do Sol em relação a Terra, mas dependendo do seu ângulo irá refletir cores diferentes, por isso há cores tão apreciadas no nascer e no pôr do Sol, pois o Sol está em um ângulo que sua luz reflete outras cores através das partículas de nitrogênio e oxigênio presentes na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário